domingo, 16 de agosto de 2009

Tecnologia do dia a dia.


Segundo Bittencourt, a palavra tecnologia vem do grego tekhnologia, formada por tekchno: arte, indústria, ciência + logia (logos): Linguagem, estudo. Ou seja, tecnologia é a linguagem ou o estudo da arte e da ciência.


Qual é o ser humano que não utiliza a tecnologia para algum benefício próprio?
Quando penso em sair de casa, nem penso e já estou com o celular na mão.
Uma coisa já esta tão intrínseca na outra que já não conseguimos mais distinguir de fato o que fazemos sozinhos ou o que nos apoiamos. Não estou fazendo uma queixa, pelo contrario. Mas na arte ou na dança isso não é diferente, quando pensamos em uma luz que constrói a cena, ou em um vídeo que converse com o intérprete ou o espectador e espetáculo. Estamos utilizando a tecnologia sem desassociá-la do principal. Que é a obra em si.
Porém estamos vivendo num mundo onde as facilidades são tantas que robôs dançam ou intérpretes transformam seus corpos em holografias. Onde tudo vale. E o que não vale?
A questão é, de que forma utilizo a tecnologia para melhorar, transformar e aprimorar a dança, criando discussões e reflexões acerca do tema e não criando simplesmente mais um show de artifício?

Apenas pensando sobre.

Nastaja Brehsan

Um comentário:

  1. É um pouco dúbio para mim...Tenho essa vontade de ver uma pesquisa mais aprofundada a rspeito de tecnologia na Cia, mas ao mesmo tempo, me preocupo em não transformar o trabalho em "um Show de artifício", simplesmente porque não me agrada. Percebo a dança em um sensor,em um robô etc...mas ainda me move mais os bailarinos de carne e osso, seu suor, a respiração ofegante, o erro em cena heheh!E, claro, também ver como a tecnologia pode interagir e até transformar as suas percepções, o seus trabalhos...
    É uma questão de equilíbrio, assim como no nosso dia a dia, cada um tem a sua porção de tecnologia diária, uns mais e outros medos, mas todos a utilizam!

    ResponderExcluir

Powered By Blogger
 

O`ctus Cia de Atos. Copyright 2008 All Rights Reserved Revolution Two theme by Brian Gardner Converted into Blogger Template by Bloganol dot com